BMW 20d 150cv sem baixas
Um erro numa base de dados dum analisador de fluxo popular acabou com o desempenho de milhares de turbos nestes motores. Se conhece um BMW 150cv sem baixas este artigo é para si.
Comecemos pelo início: Os analisadores de fluxo são equipamentos caros mas cruciais para garantir o bom desempenho e durabilidade dum turbo VNT (com geometria variável). Qualquer bom reparador turbo tem este equipamento e faz uso dele e da sua base de dados. Na sua base de dados o turbo "x" tem "x" fluxo a diferentes rotações e é por esses valores que nós reparadores nos regemos.

Quando o turbo é apertado na bancada de fluxo, o operador procura pelo número de peça do turbo. Este número consulta uma base de dados (paga) e o operador tem então acesso aos valores de fluxo a diferentes rotações dum turbo novo e original.
Seguindo este principio básico, o turbo é reparado, montado, calibrado e afinado, e segue para o cliente com os mesmos valores dum turbo original. Este método é uma segurança para o reparador, para a oficina e para o cliente que pode usufruir dum serviço de qualidade com garantias de performance e durabilidade.
Como é que então um método tão infalível falha?

Diferentes turbos têm diferentes afinações. Turbos com dimensões idênticas têm critérios distintos de marca para marca pelo que a mais pequena diferença de 1/4 de rosca pode arruinar o desempenho.

A falha em concreto acontece nos turbos com a referência 750431-1, 750431-2, 750431-3 e 750431-5. Todos estes turbos são equivalentes aos restantes 750431 e ainda aos 717478 que podemos ver na foto a fazer ajuste de fluxo.
A falha detectada na base de dados prende-se com as diferentes versões do turbo.

Consultando os nossos manuais de reparação verificamos que as versões 1,2,3 e 5 usam uma geometria de 1ª geração, com 9 alhetas.
As versões 4,6,7,9,10,12,13 e 15 usam uma geometria de 2ª geração com 11 alhetas.
Diferentes geometrias têm diferentes valores de fluxo. Era impossível que estes turbos internamente diferentes partilhassem valores de fluxo como constatado na base de dados da bancada de fluxo. Através da nossa rede conseguimos um turbo com a geometria de 1ª geração que foi manualmente adicionado à nossa base de dados.
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Após reparação inicial este turbo foi desmontado e revisto em mais 3 casas diferentes. Mesmo com a queixa do cliente por falta de desempenho todos os reparadores tiveram confiança cega numa base de dados erroneamente construída. Se contarmos com o primeiro reparador, 4 operadores falharam em reconhecer este erro. Igual a este caso existem provavelmente centenas de turbos que foram afinados numa base de dados errada.
Se o seu BMW 150cv só sobe rotação a partir das 2000RPM e a subir não consegue sair do fosso abaixo das 1500RPM consulte-nos, temos a solução para si.
Nelson Campos