

2.0 TDi 140cv
Lubrificação intermitente
Existe um problema nas bombas de óleo nos motores 2.0 TDI que é na sua essência uma uma falha de lubrificação, sobretudo em mudanças de regime. Se já trocou o turbo e o mesmo teima em não durar, este artigo é para si.
Neste artigo vamos abordar um dos problemas crónicos do motor 2.0 TDi Este problema em particular aparece nos códigos de motor BPW, BLB, BRE, BNA, BRF, BKP, BMA, BMP & BHW associado ao turbo GT1749VA 717858.
Este problema está largamente identificado e reconhecido mas vamos aborda-lo à mesma.
Inicialmente a bomba de óleo era acionada por uma corrente com um esticador hidráulico...

...que conheceu a sua dose de falhas...

Mais tarde o problema foi identificado e a corrente foi substituída por carretos e polias dentadas, sem esticador hidráulico.

Todavia ainda mais um problema na bomba de óleo iria permanecer.
A bomba de óleo (nas imagens o carreto pequeno mais próximo do chão) funciona num sub-carter e é acionada através dum veio sextavado. Esse veio com o tempo tende a ficar desgastado nas extremidades

Na prática a bomba de óleo gera pressão suficiente ao ralenti e em rotação. A mesma só falha em mudanças de regime. Por vezes de forma tão ténue que não chega a ser suficiente para acender a luz de óleo do painel que está lá para alertar o condutor.
Estas repetidas falhas ao longo do tempo danificam as peças mais frágeis do motor, nomeadamente o turbo que gira a alta rotação e com temperaturas altas. Sendo um componente de pequenas dimensões e com muito esforço a seu cargo, este é por norma o primeiro componente a falhar.
Não sendo este problema detetado a tempo, a árvore de cames e mais componentes do motor vão sofrer danos avultados.
A NCturbo como reparadora turbo está na linha da frente a identificar este problema e compromete-se a notifica-lo atempadamente para evitar prejuízo para si e para o seu cliente.
Nelson Campos
