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1.6 HDi 110cv
Uma série de problemas

Óleo carbonizado num motor diesel não é propriamente uma novidade. Mas o chupador de óleo e o parafuso de fornecimento de óleo do turbo deste motor tem sido uma fonte de problemas. Venha descobrir este e outros problemas que assolam o 1.6 HDi de 110cv.

Neste artigo vamos abordar um dos problemas iniciais do motor 1.6 HDi Este motor é muito versátil e tem sido usado em larga escala. Dum Mini a um Mondeo, parece que está em todo o lado. 
Aqui vamos ver os problemas associados ao turbo GT1544V 753420.

Comecemos pelo problema mais comum, o parafuso de fornecimento de óleo. Este parafuso incorpora um pré-filtro. Inicialmente esse filtro era uma pequena rede metálica, propensa a bloqueio e acumulação de sedimentos

Parafuso de fornecimento de óleo tipo 1 1.6 HDi.jpg

A pequena rede metálica viria a ser substituída mais tarde por uma rede plástica, de maiores dimensões que viria assim a garantir um fornecimento de óleo adequado

Parafuso de fornecimento de óleo tipo 2 1.6 HDi.jpg

Parafuso de fornecimento de óleo com a rede de 2ª geração já inserida no seu interior

SRUBA-PRZEWODU-SMAROWANIA-TURBINY-Z-SITKIEM-1.6-HDI-LF31-2.jpg

Um outro problema menos comum mas igualmente grave apareceu mais tarde. Com origem nos injectores que deixam passar compressão do cilindro para o circuito de óleo e consequentemente carvão, o chupador de óleo no carter entope, restrigindo gravemente o fluxo de óleo.
Substituir o injector e a substituição ou limpeza do circuito de óleo resolve e previne problemas futuros.

Chupador de óleo 1.6 HDi.jpg

Ainda no turbo mas já fora dos problemas de lubrificação continuam as falhas de design. Apesar das várias revisões de versão feitas ao turbo GT1544v 753420, nenhuma resolveu o seu calcanhar de Aquiles, na origem isto é. Por não terem obrigações de design com a marca os reparadores turbo apressaram-se a alterar a geometria do turbo que de origem é fraca e propensa a falhas constantes com consequências terminais para o turbo.

 

Turbo 753420 1.6 HDi Geometria.jpg

A par com outras pequenas alterações no veio e turbina do turbo, a versão do GT1544v da NCturbo é tecnicamente superior à original e tem-se mostrado extremamente fiável conseguindo ainda assim níveis de desempenho similares.

 

 

 


Nelson Campos

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